Bolsa de Pós-Doutorado em Eletrofisiologia – FMRP-USP

BOLSA DE PÓS-DOUTORADO EM ELETROFISIOLOGIA E MEDIDAS DE Ca2+ INTRACELULAR EM PREPARAÇÕES IN SITU DE ROEDORES FINANCIADA PELA FAPESP NA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO, USP, SP, BRASIL.

O Laboratório de Controle Central e Sensorial da Respiração do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, sob a coordenação do Prof. Dr. Davi J.A. Moraes, está divulgando a abertura de 1 bolsa de pós-doutorado financiada pela FAPESP.

O (a) pesquisador (a) selecionado (a) integrará o Projeto Temático financiado pela FAPESP (2018/15977-2) intitulado “Modulação astrocítica em neurônios do tronco encefálico envolvidos com o controle das atividades simpática e respiratória”.

Esse Projeto Temático tem como um dos objetivos avaliar em ratos e camundongos a possível participação dos astrócitos na modulação das redes neuronais autonômicas e respiratórias do tronco encefálico (superfície ventral do bulbo) envolvidas com a geração central das atividades simpática e respiratória. Para que esse objetivo seja atingido, será utilizada a combinação de eletrofisiologia, animais geneticamente modificados/com manipulações genéticas condicionais temporais específicas, transfecção viral e medidas de Ca2+ intracelular por meio da microscopia laser multifóton em preparações in situ.

Os (as) candidatos (as) a esta posição de pós-doutorado deverão documentar as suas experiências anteriores no uso dos seguintes métodos e tecnologias: registros eletrofisiológicos, transfecção viral (farmacogenética/optogenética) e no uso/manipulação de animais geneticamente modificados ou com manipulações genéticas condicionais temporais específicas.

Os seguintes documentos serão exigidos: a) cartas de referências de 2 pesquisadores estabelecidos nas suas respectivas áreas de pesquisa; b) curriculum vitae, e; c) uma carta de encaminhamento explicando as razões pelas quais o (a) candidato (a) está pleiteando esta posição de pós-doutorado. A critério dos pesquisadores responsáveis pelo Projeto Temático, uma entrevista online com os (as) candidatos (as) poderá ser solicitada.

A data limite para a inscrição com o envio dos documentos, por e-mail, para o Prof. Davi J. A. Moraes (davimoraes@fmrp.usp.br) será dia 31 de Janeiro de 2022. A decisão final sobre o nome selecionado deve ser divulgada até o dia 15 de Fevereiro de 2022.

O (a) candidato (a) selecionado (a) receberá uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor mensal de R$ 7,373.10, e para o desenvolvimento do projeto terá um valor de reserva técnica correspondente a 10% do valor anual da bolsa de pós-doutorado da FAPESP. O (a) candidato (a) selecionado (a) poderá também solicitar à FAPESP auxílio financeiro para despesas com a mudança, caso seja residente fora da cidade de Ribeirão Preto. Informações adicionais sobre a bolsa de pós-doutorado da FAPESP podem ser obtidas no site: https://fapesp.br/bolsas/pd