FeSBE e afiliadas enviam carta ao Ministro da Educação

Ministro da Educação
José Mendonça Ferreira Filho

Exmo. Sr. Ministro,

Recebemos com preocupação a noticia de que está sendo enviada ao Congresso Nacional Medida Provisória visando destinar recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Solicitamos a V.Exa considerar que para ensino de qualidade, visando preparar gerações futuras que garantam o crescimento do País, necessitamos de bons Professores. Para tanto, é necessário além da graduação, a Pós- Graduação, principalmente feita em Universidades Públicas e Institutos de Pesquisa. Essa formação dá ao Professor /a condições de mostrar ao alunado a importância da pesquisa, instrumento gerador de conhecimento de fronteira e de progresso para o País. Sem isso, matamos a “galinha dos ovos de ouro”, como comumente falava o Professor Jorge Guimarães, pesquisador brasileiro de renome internacional e ex-presidente da CAPES. Faremos sempre, cópia do conhecimento de outras nações, ou seja, seremos mendigos de Ciência e Tecnologia.
Sem Professores/as formados nos cursos de Pós- Graduação, tão bem cuidados pela CAPES, que é ligada ao Ministério da Educação, nossos alunos terão orientação de pequena profundidade, ou seja, gerações futuras serão prejudicadas de maneira grave.
Alguns fatos são gritantes para que se entenda a importância da pesquisa para assegurar nosso crescimento científico e tecnológico. A Alemanha, após a 2ª Guerra, desenvolveu-se rapidamente porque seus pesquisadores foram para as salas de aula, ensinar e estimular as gerações futuras. O resultado é o que vemos agora. A Embraer é o resultado da associação de pesquisadores de Instituo de Pesquisa Aeroespacial e a iniciativa privada. Um exemplo brasileiro de grande sucesso. Tais fatos mostram a importância do financiamento da pesquisa científica e tecnológica e de inovação para o País. E no Brasil, isso é feito com recursos do principal instrumento de financiamento das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação do País, o FNDCT, que deveria ser um fundo monetário intocável. Sem recursos, que já são muito pequenos, o Brasil estará mostrando o enorme descaso com relação ao seu crescimento e desenvolvimento, matando o enorme esforço que tem sido feito, inclusive pelo próprio Ministério da Educação, através da CAPES.
Assim Sr Ministro, rogamos que V.Exa atente para a importância capital do CNPq, CAPES e FINEP, órgãos  responsáveis pela estimulação da Pesquisa e da Pós- Graduação no País, e que os recursos do FNDCT sejam aumentados, e não reduzidos, para que seja garantida a contribuição desse Governo para o nosso futuro e das gerações vindouras.

Atenciosamente,

Dalton Valentim Vassallo
Presidente da FeSBE

Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)
Brazilian Research Association in Vision (BRAVO)
Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC)
Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf)
Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis)
Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapeutica Experimental (SBFTE)
Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI )
Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (SBIC)
Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC)
Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares (SBBN)
Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL)
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)
Sociedade Brasileira de Toxinologia (SBTx)