FeSBE participa do #CienciaOcupaBrasília

Mais de 50 entidades científicas e acadêmicas participaram do protesto, incluindo sociedades científicas filiadas e associadas à FeSBE como a Sociedade Brasileira de Biofísica, a Sociedade Brasileira de Biociências Nucleares, a Sociedade Brasileira de Fisiologia, a Sociedade Brasileira de Imunologia, a Sociedade Brasileira de Virologia, a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Toxicologia Experimental, e a Sociedade Brasileira de Bioquímica.
 
O plenário ficou pequeno para o número de sociedade que vieram de várias partes do país acompanhar a Audiência Pública do Ministro da CIência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcos Pontes, na Comissão de C&T da Câmara Federal. Em sua fala, o Ministro destacou que “ciência não é gasto, mas sim investimento”, e que “países como China e Coreia, que nos anos 70 tinham um PIB menor que o Brasil, aumentaram investimento em C&T e, atualmente, apresentam um PIB bem maior que o brasileiro. Em vários momentos, frisou a importância do descontigenciamento do FNDCT e da revogação dos cortes no orçamento do MCTIC. Em seguida, deu a palavra ao presidente da ABC, Luiz Davidovich, e ao presidente da SBPC, Ildeu Moreira, que reforçaram o potencial da bioeconomia no Brasil, mas que sem fomento, a ciência brasileira estagnará, e isso trará consequências graves à economia do país. Os gráficos apresentados mostraram uma queda acentuada nos investimentos no MCTIC desde 2013, e que agravará muito com o contigenciamento recente de 42% do MCTIC e de 23% no MEC, afetando diretamente as bolsas de pós-graduação. Para reverter tal quadro, o MCTIC e as entidades científicas, em conjunto, apoiam:
 
– Descontingenciamento do FNDCT, com a revogação dos cortes no orçamento do MCTIC;
– Transformar o FNDCT em fundo financeiro;
– Estruturação orçamentária do MCTIC (PL 5876) para aplicação de 25% do fundo nacional do pré-sal em C&T.
Em seguida, houve o lançamento da “Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento – ICTP.br”, um fórum para as entidades científicas atuarem junto ao Congresso Nacional, Assembleia Legislativa Estadual e Câmaras Municipais. Na quinta feira, dia 9/05, o movimento continuou com reunião das entidades científicas com o Ministro Marcos Pontes, sendo a reunião da tarde aberta ao público.