FeSBE se reúne com novo Secretário do MCTIC

A FeSBE e outras sociedades filiadas à SBPC se reuniram nesta semana com o Secretário de Ciência e Educação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Marcelo Morales.

Tema principal da pauta a inserção da ciência no ensino Fundamental e Médio. Segundo o presidente da FeSBE, Hernandes Carvalho, vários participantes apontaram programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como essenciais assim como o protagonismo dos professores e diretores de escolas como elementos chave da comunicação com alunos.

Ainda durante a reunião, alguns sugeriram que os pesquisadores bolsistas do CNPq deveriam participar em ações de divulgação da ciência em escolas.

O presidente da FeSBE apresentou também a preocupação do tratamento do conteúdo sobre evolução nos temas abordados pelas escolas.

Como sugestões adicionais foram citados exemplos de centros de formação/apoio ao ensino de ciências, que são praticamente inexistentes no Brasil e a possibilidade de utilizar os estádios de futebol, criados para a Copa do Mundo do Brasil, para acomodar novos museus de ciência.

No encontro com comunidade científica, realizado à tarde, Marcelo Morales apontou várias ações que estão sendo tomadas por sua pasta, dentro do MCTIC. Salientou a importância de programas que visem a inserção de orientados e alunos de pós-graduação nas escolas e do apoio a feiras de ciência e olimpíadas em diferentes modalidades, com destaque à necessidade de fortalecimento e ampliação de escopo da Olimpíada de Ciências.

Morales aproveitou o encontro para anunciar a chamada pública, que será lançada em breve, no valor total de R$ 115 milhões, e dividida em três linhas: (a) Investigação na educação básica, para a identificação e implementação de práticas que contribuam para elevar a qualidade do ensino nas escolas públicas; (b) intervenções e (c) desenvolvimento de ações inovadoras.

O novo Secretário do MCTIC, Marcelo Morales, salientou que o Ministro Marcos Pontes têm uma preocupação particular com o tema da educação e que a comunicação entre o MCTIC e o MEC tem sido bastante fluida. Mencionou também que é de grande importância que o atual governo tenha incluído o Ensino de Ciências como um dos pontos básicos para implementação nos primeiros 100 dias do mandato.