Durante a XXXII Reunião anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, ocorrida entre os dias 03 e 06 de setembro, em Campos do Jordão, foi eleita a nova diretoria da instituição para um mandato de dois anos (2017-2019).

Durante a cerimônia de encerramento da FeSBE, a nova diretoria tomou posse. O novo presidente e pesquisador da Unicamp, Hernandes Carvalho, falou sobre sua fascinação de observar as discussões que acontecem durante as reuniões da FeSBE, mas ressaltou as características do atual momento, no qual só fazer isso, já não basta. Por isso, ele acredita que a missão da entidade extrapola a organização de eventos, congressos e cursos. Para ele, a FeSBE deve estar sempre atenta para preservar a ciência de qualidade que é feita em nosso país. Diante disso,  conclamou a todos para participarem de uma FeSBE ativa, enviando sugestões e críticas para que a instituição possa realmente ser representativa junto às outras sociedade afiliadas, assim como junto aos associados.

A pesquisadora da Unicamp e primeira secretária da FeSBE, Ana Paula Couto Davel,  encerrou a cerimônia como é de praxe. Em seu breve pronunciamento, ela elogiou a diretoria antecessora pelo brilhante trabalho e aproveitou para ressaltar a importância da luta política e da divulgação científica nesse momento de crise.

A composição da nova diretoria é:

Presidente: Hernandes F Carvalho
Departamento de Biologia Celular da Universidade Estadual de Campinas

Primeira Vice-Presidente: Claudia do Ó Pessoa
Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará

Segundo Vice-Presidente: João Gustavo P. Amarante-Mendes
Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo

Primeira Secretária: Ana Paula Couto Davel
Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas

Segundo Secretário: Marcel Frajblat
Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Tesoureira: Ana Carolina T. Takakura
Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo