Marcelo Morales assume cargo internacional

O pesquisador da UFRJ, Marcelo Morales, diretor da área de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq e membro Titular da Academia Nacional de Medicina, assumiu a Presidência da União Internacional de Biofísica Pura e Aplicada (IUPAB). A posse foi durante o Congresso Internacional de Biofísica, realizado conjuntamente com o Congresso Europeu, em Edimburgo, na Escócia, em julho.

A entidade reúne órgãos nacionais de 61 países. Atua na promoção da pesquisa e do ensino em  biofísica, além de realizar os congressos trienais internacionais.  O próximo Congresso Mundial de Biofísica, em outubro de 2020, será realizado no Rio de Janeiro e o Brasil será o anfitrião do palco das  discussões mais avançadas da área.

Fundada em Estocolmo, em 1961, a IUAB  já foi presidida por renomados cientistas, tal como o Premio Nobel de química, Kurt Wutrich, laureado em 2002.  Morales é o mais jovem Presidente da entidade e tem como desafio modernizar a comunicação em biofísica, tornando seus conceitos, novas técnicas e novas descobertas acessíveis através de cursos a serem organizados em todo mundo.

Morales disse que uma das suas metas é a integração de pesquisadores que fazem biofísica em todos mundo para melhorar o avanço do conhecimento. Para ele, as nações mais desenvolvidas têm grande responsabilidade na promoção da ciência e podem contribuir fortemente para que países menos  privilegiados possam aprimorar a suas estruturas educacionais, científicas e tecnológicas e, dessa forma, tornar o mundo mais justo e sustentável.