MOÇÃO DE APOIO À PRESIDENTE DA SBPC – HELENA NADER

Gostaria de manifestar meu total apoio e solidariedade à Profa. Helena Nader.

Tenho acompanhado de perto o trabalho da Profa. Helena na sua atuação à frente da SPBC e acredito que a entidade nunca esteve tão ativa e bem representada. Seu discurso tem caráter nacional, integrador, facilitador e, na minha opinião, tem advogado em nome da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entendo que sua função tem sido lutar a favor da Ciência de forma mais ampla, nela incluindo a Educação e, como excelente professora que é, faz questão de apresentar fatos e possibilidades, alertas e questionamentos da forma mais ampla possível.

Neste sentido, sua neutralidade quanto aos fatos políticos tão controversos da história recente se faz extremamente necessário.

O ativismo de épocas passadas e não tão distantes foram necessários, pois a afronta ao Estado e aos cidadãos o demandava. Identifico-me com o caráter ativista em prol da Ciência está presente e marcante na sua atuação e alinho-me perfeitamente a ele.

Acredito ser necessário agigantar a importância da Ciência de forma mais geral e do seu papel formador em particular, para que possamos ter uma Sociedade mais justa e equilibrada, que possa dar sustentação a posições políticas diversas.

Adotar bandeiras político-partidárias neste contexto é extremamente danoso. Ao mesmo tempo que devemos sim assumir o cidadão-político e formar novos, devemos entender que o País e algumas de suas maiores riquezas, no caso a Ciência a Tecnologia e a Inovação, que se manifestam através daqueles que as fazem, não podem estar sujeitas às visões particulares de Governos que são transitórios.

Neste sentido, preciso manifestar apoio à Presidente da SBPC e ao seu trabalho, para que ela endure diante de ataques frontais e desmedidos.

Hernandes F Carvalho
Presidente da SBBC