Área de conhecimento: Fisiologia/Farmacologia

Nº do processo FAPESP: 2015/23376-1

Título do projeto: Núcleo retrotrapezóide, quimiossensibilidade respiratória e automatismo respiratório.

Área de atuação: Neurobiologia Respiratória

Coordenador projeto: Prof. Dr. Thiago S. Moreira

Pesquisador principal: Profa. Dra. Ana C. Takakura

Unidade/Instituição: Instituto de Ciências Biomédicas / USP

Data limite para inscrições: 26/04/2019

Localização: Av. Prof. Lineu Prestes, 1524 – ICB-I – USP – Butantã – São Paulo/SP – CEP: 05508-000

Resumo

O laboratório de Controle Neural Cardiorrespiratório do Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas/USP, anuncia uma vaga para Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP na área de Neurobiologia Respiratória. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático coordenado pelo Prof. Dr. Thiago S. Moreira. O bolsista desenvolverá um projeto que visa avaliar a participação dos astrócitos, bem como a relação com neurônios e vasos sanguíneos localizados na porção ventral do bulbo no controle da atividade respiratória em um modelo de Doença de Parkinson. Sendo assim, o candidato deverá ter experiência nas seguintes técnicas: injeções intraencefálicas de fármacos e vetores virais; registros de parâmetros respiratórios e cardiovasculares em animais anestesiados e acordados; imuno-histoquímica; microscopia; eletrofisiologia in vivo; conhecimento de técnicas de opto e farmacogenética. Além disso, são requisitos necessários: independência no desenvolvimento das técnicas, interesse e motivação para desenvolvimento dos experimentos, colaboração com a equipe, conhecimento avançado em inglês e disponibilidade de realizar estágio científico no exterior.

A seleção será por meio de análise do currículo. Os candidatos interessados deverão enviar e-mail para takakura@icb.usp.br (coordenador do projeto), até 26/04/2019 com as seguintes informações: a) curriculum vitae atualizado; b) carta de referência de 2 pesquisadores vinculados à área do projeto em questão.


EDITAL 1/2018 – PPGCF

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS DA UFES VAGAS REMANESCENTES

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no link abaixo:
http://ppgcf.ufes.br/pt-br/conteudo/edital-012018-processo-seletivo-para-ingresso-no-mestrado-em-2018-vagas-remanescentes

 


 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA

Divulgação de Bolsa de Pós-Doutoramento

PNPD-CAPES 2018

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da FMRP-USP dispõe de uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado – PNPD, concedida pela CAPES, por meio da portaria No 086, de 03 de julho de 2013.
Os candidatos deverão:
I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;
II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo do Regulamento do PNPD;
IV – não ser aposentado ou estar em situação equiparada;
V – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:
a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;
b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;
c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.
§ 1o O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.
§ 2o Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.
§ 3o Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.
§ 4o Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.
d) não deve ultrapassar 7 anos do título de doutoramento.
A bolsa consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00, feitas diretamente ao bolsista. A bolsa terá duração de 12 meses, prorrogável por até 12 meses, a depender do desempenho do bolsista, a ser avaliado pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.

INSCRIÇÃO

Para inscrição o candidato deve encaminhar arquivos, em formato PDF, dos seguintes documentos:
a) Curriculum Lattes atualizado
b) Diploma ou atestado de conclusão de doutorado
c) Projeto de Pesquisa (até 10 páginas, espaço duplo, tipo 12)
d) Indicar o laboratório do Programa no qual o projeto será desenvolvido (consulte o site: http://rfa.fmrp.usp.br/?q=pt-br/pos-graduacao/docentes para listagem de orientadores junto ao Programa de Farmacologia da FMRP).
A indicação do Laboratório deve ser acompanhada de carta do supervisor escolhido, manifestando anuência e justificando a relevância do projeto para o Laboratório e para o Programa de Pós-graduação em Farmacologia.
Prazo para inscrição: até 28 de Fevereiro de 2018.
Enviar a documentação para: gislaine@fmrp.usp.br, aos cuidados da Sra. Gislaine Pedroso de Morais Marques.
A Seleção dos candidatos será realizada puma banca escolhida pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e consistirá das seguintes etapas:
1 – Análise do currículo e do projeto de pesquisa.
2 Os candidatos serão convocados para uma entrevista frente a uma banca composta por 3 (três) membros selecionados pelo Programa de Pós- Graduação em Farmacologia, entre os dias 01 a 14 de Março, de acordo com a disponibilidade da banca e dos candidatos.

Obs: o postulante a bolsa deverá estar apto a iniciar as atividades de pesquisa até 15 de Março de 2018.

Para outras informações, contate:

Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – FMRP-USP
Av. Bandeirantes, 3900
CEP 14.049-900 – Ribeirão Preto – SP
Telefone: (16) 3315-3221

Prof. Dr. Leonardo Resstel Barbosa Moraes
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

 


 

Investimento internacional em jovens cientistas

Você já ouviu falar da Fundação Lemann?
Neste ano, firmaram uma parceria com a SciBr Foundation para apoiar a conexão de cientistas e pesquisadores formados em universidades de excelência e comprometidos com a superação de dos principais problemas sociais do país.

A Fundação apoiou 8 bolsistas brasileiros de doutorado e pós-doutorado em universidades parceiras como Columbia, Harvard, MIT, Stanford, UCLA, UIUC e Yale.

Além disso, ofereceram micro-grants para 7 projetos no Programa de Micro-Grants SciBr.

Estão sempre apoiando projetos de excelência. Fica a dica e vale a pena visitar o site. Se ficou curioso, veja as novidades http://www.fundacaolemann.org.br/


SBBq seleciona jovens cientistas

Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular está com inscrições abertas para selecionar jovens cientistas que apresentarão na forma oral e em cartaz seus trabalhos em um simpósio especial durante a 46a Reunião Anual da SBBq 2017.

A reunião da SBBq ocorrerá em Água de Lindóia, SP, entre os dias 27 e 30 de julho de 2017.

As inscrições de jovens cientistas estarão abertas entre os dias 01/11/2016 a 01/02/2017, pelo email congress@sbbq.org.br.

Poderão se candidatar alunos de iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado), recém-doutores com até um ano de titulação e pós-doutores com até 5 anos de estágio ou até 35 anos de idade.

A SBBq irá selecionar até 5 participantes, contemplando os jovens cientistas de todas as faixas acima citadas e de todas as regiões do Brasil e Conesul.

Mais detalhes em http://www.sbbq.org.br/simposio-sbbq-conesul/


Prêmio Destaque IC e IT

O CNPq está com inscrições abertas até o dia 10/03/2017 para os prêmios Destaque de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica. Podem se inscrever bolsistas das áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes.

Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho de 2017.

Mais detalhes em http://bit.ly/2eDkFoO