PÓS-DOUTORADO EM “FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR E RESPIRATÓRIA” FINANCIADO PELA FAPESP NA FMRP-USP

O Laboratório de Controle Autonômico e Respiratório do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, está divulgando a abertura de 1 bolsa de pós-doutorado da FAPESP.

O(a) pesquisador(a) a ser selecionado(o) integrará o Projeto Temático intitulado “Modulação astrocítica em neurônios do tronco encefálico envolvidos com o controle das atividades simpática e respiratória”, coordenado pelo Prof. Benedito H. Machado e financiado pela FAPESP.

Esse Projeto Temático tem como objetivo principal avaliar a participação dos astrócitos na modulação da transmissão sináptica em redes neuronais do tronco encefálico envolvidas com a geração e controle das atividades autonômicas e respiratórias de roedores submetidos a situações experimentais de hipóxia. Para que esse objetivo seja atingido, está sendo utilizada uma ampla combinação de técnicas e procedimentos que incluem: modelos experimentais de hipóxia, registros cardiovasculares e respiratórios, animais geneticamente modificados, registros eletrofisiológicos em preparações in situ (preparação coração-tronco cerebral isolados) e in vitro (fatias do tronco encefálico), transfecção viral, opto- e fármaco-genética e processamento de imagem de Ca2+ intracelular por meio da microscopia laser multifóton.

Para o desenvolvimento de etapas desse projeto, o(a) candidato(a) a essa posição de pós-doutorado deverá documentar experiência anterior com algumas das técnicas e procedimentos experimentais destacados acima e apresentar publicações nessa área do conhecimento.

Os seguintes documentos serão exigidos dos(as) candidatos(as): a) cartas de referências de 2 pesquisadores estabelecidos nas suas respectivas áreas de pesquisa; b) curriculum vitae, e c) uma carta de encaminhamento explicando as razões pelas quais o(a) candidato(a) está pleiteando esta posição de pós-doutorado. Os candidatos qualificados para a posição poderão ser convidados para uma entrevista online antes da decisão final.

A data limite para a inscrição com o envio dos documentos, por e-mail, para o Prof. Benedito H. Machado (bhmachad@fmrp.usp.br) será o dia 11 de abril de 2022. A decisão final sobre os nomes selecionados deverá ser divulgada até o dia 29 de abril de 2022.

O(a) candidato(a) selecionado(a) receberá uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP no valor mensal de R$ 8.479,20, e para o desenvolvimento dos projetos terão um valor de reserva técnica correspondente a 10% do valor anual da bolsa de pós-doutorado da FAPESP. O(a) candidato(a) selecionado(a) poderá também solicitar a FAPESP auxílio financeiro para despesas com a mudança, caso seja atualmente residente fora da cidade de Ribeirão Preto.

Informações adicionais sobre as exigências da FAPESP para os bolsistas de pósdoutorado podem ser obtidas no site: https://fapesp.br/bolsas/pd