Presidente da FeSBE envia nova carta ao Ministro Gilberto Kassab

Presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Professor Hernandes F. Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas, envia carta ao Ministro Gilberto Kassab, reiterando a importância da liberação dos recursos do Edital Universal para o financiamento da ciência nacional. Confira a íntegra da carta.

Gilberto Kassab
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações
MCTIC – Brasilia DF
Excelentíssimo Senhor Ministro,
Na primeira metade do mês de dezembro de 2017, dirigimo-nos à V. Sa. para apontar a importância do chamado Edital Universal do CNPq no sistema de financiamento à pesquisa no país.
Voltamos agora para reforçar nosso primeiro contato, esclarecendo:
1) O Edital Universal é o mais tradicional e abrangente sistema de financiamento à pesquisa científica no país, atendendo cerca de 5 mil projetos de pesquisa em todo território nacional.
2) A falta de pagamento ou preservação da periodicidade dos editais prejudica, principalmente, jovens pesquisadores e aqueles de regiões menos favorecidas, onde o financiamento à ciência tem impacto mais imediato no desenvolvimento local e regional.
3) Os projetos incluem bolsas de Iniciação científica e de apoio técnico. A falta de Edital ou sua descontinuidade interrompe as bolsas com grande prejuízo para os laboratórios e a formação de novos pesquisadores.
4) 200 milhões de reais para 5 mil projetos é valor irrisório para desenvolvimento de pesquisa de qualidade. Além disso, acreditamos que esse valor precisa ser aumentado. Seriam ideais 400 milhões anuais para projetos de dois anos (média de 40.000/projeto/ano).
5) Dos 200 milhões aprovados no Edital de 2016, só foram pagos 50 milhões (por parte do CNPq) e 65 milhões (por parte da Finep/FNDCT). Faltam 85 milhões da Finep/FNDCT para liquidar os compromissos assumidos, inclusive o pagamento das bolsas de IC e de apoio técnico.
6) O Edital 2018 já deveria ter sido anunciado.
Acreditando no seu comprometimento com a ciência brasileira, solicitamos seu empenho para garantir que os compromissos assumidos sejam cumpridos pela Finep-FNDCT e que um novo Edital Universal seja lançado para implementação ainda em 2018.
Agradecemos antecipadamente a atenção e colaboração,
Atenciosamente,
Hernandes F Carvalho
FeSBE – Presidente