PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA FAPESP DE PÓS-DOUTORADO EM FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR E NEUROCIÊNCIA

O Laboratório de Controle Neural da Circulação do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, campus da capital, anuncia a chamada para processo seletivo de Bolsa FAPESP em nível de Pós-Doutorado vinculada ao Projeto Temático “Barreira Hematoencefálica – Um Novo Paradigma no Tratamento de Hipertensão.”

O(A) candidato(a) selecionado(a) desenvolverá o projeto “Micróglia na modulação dos efeitos deletérios da hipertensão na permeabilidade da barreira hematoencefálica (BHE): Efeitos do treinamento aeróbio”. Este projeto busca identificar os fatores microgliais que podem interferir na integridade da BHE em núcleos encefálicos de modelos experimentais animais de hipertensão e os mecanismos condicionantes dos efeitos benéficos do exercício físico nesta condição.

Os estudos serão conduzidos em modelos animais de hipertensão (camundongos e SHR) e serão avaliados simultaneamente os parâmetros hemodinâmicos, a modulação autonômica e os mecanismos de transporte (transcitose e transporte paracelular) através da BHE e secreção de citocinas pró-inflamatórias, bem como mecanismos fisiológicos associados aos benefícios do exercício físico aeróbio.

Os candidatos devem ter Doutorado em Ciências da Saúde nas áreas de Fisiologia Cardiovascular, Neurociência, Biologia Celular ou áreas afins. Experiência necessária: técnicas de cirurgia vascular, encefálica, imunohistoquímica, microscopia confocal, biologia celular e molecular e registro de parâmetros cardiovasculares. É indispensável fluência em inglês e habilidade de escrever artigos científicos.

O processo seletivo envolve 2 etapas:

1a) análise técnica dos documentos apresentados pelos candidatos, e 2a) uma entrevista com os candidatos pré-selecionados com maior potencial após análise dos documentos.

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve enviar para o Prof. Dr. Vagner Roberto Antunes, no e-mail antunes@icb.usp.br os seguintes documentos:

  • Carta de motivação descrevendo realizações e experiência anterior, bem como motivação e interesse no tema do projeto e motivos pelos quais está pleiteando a posição de pós-doutorado;
  • Curriculum Vitae atualizado
  • Cartas de referência de 2 professores/pesquisadores.

O prazo para inscrição é 25 de abril de 2022.

Para informações adicionais sobre as Normas para Apresentação e Seleção de Propostas no Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPESP, acesse o link: https://fapesp.br/bolsas/pd

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.