Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa

Os Laboratórios de Neuroanatomia Funcional e de Biologia Celular e Anatomia Funcional, oferecem uma bolsa do Programa de Formação em Gestão Acadêmica de Projetos de Pesquisa, concedida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, no valor de R$ 8.479,20 (oito mil quatrocentos e setenta e nove reais e vinte centavos) mensais pelo período de 12 meses, conforme Resolução CoPI No. 8310, de 29 de agosto de 2022; (https://leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copi-no-8310-de-29-de-agosto-2022). Os candidatos devem ter concluído seu doutorado e se comprometer a ter dedicação exclusiva durante a vigência da bolsa.

O objetivo primário desta bolsa é capacitar profissionais para atuarem como gestores de grandes projetos de pesquisa. Para tanto, o bolsista será treinado e realizará atividades que envolvem a seleção, treinamento e supervisão de pessoal do laboratório, compras e importações de insumos e material, organização e preparação de relatórios e prestação de contas, organização do laboratório de pesquisa e dos experimentos propostos nos projetos do grupo de pesquisa, coordenação de iniciativas de divulgação científica e comunicação, coordenação dos sites da equipe, representação da equipe, quando necessário, em conferências e eventos internacionais, bem como a prospecção de parcerias e de potenciais financiamentos no exterior.

O bolsista irá trabalhar em atividades vinculadas aos Auxílios Temáticos FAPESP “Sistema nervoso central como um alvo do hormônio do crescimento para a regulação de múltiplas funções biológicas” (processo #2020/01318-8) e “Papel do inflamassoma na fisiopatologia cardíaca” (processo #2019/17031-2), sob responsabilidade dos Profs. José Donato Junior e Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves, respectivamente. O local de trabalho será em laboratórios localizados no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP.

É esperado que o candidato possua experiência na área de conhecimento do projeto da equipe, intitulado: ““Ação Hormonal nas Funções Biológicas e Patológicas do Sistema Nervoso Central e do Sistema Cardiovascular” e com capacidade de trabalhar em um ambiente multidisciplinar e em grupo.

As inscrições devem ser realizadas até 19/01/2023 via e-mail – jdonato@icb.usp.br (com cópia para lbcaf@icb.usp.br) – (assunto: Bolsa do Programa de Formação em Gestão Acadêmica). Os candidatos devem enviar os seguintes documentos para inscrição:

a) Declaração de interesse, justificando os motivos de se julgar habilitado a concorrer à vaga;
b) Breve resumo de sua tese de doutorado e experiência profissional prévia (máximo 2 páginas);
c) CV curto (pode ser o Currículo Lattes, desde que atualizado)
d) Duas cartas de recomendação (não é obrigatório, mas recomendado).

O resultado será divulgado até 30/01/2023.