É com imenso pesar que a Diretoria da FeSBE informa o falecimento do Prof. Dr. Gerhard Malnic.

O Dr. Malnic era Professor Titular aposentado do Departamento de Fisiologia e Biofísica, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da USP. Concluiu sua defesa de doutorado em 1960 e se tornou Professor Titular 13 anos após. O pesquisador dedicou sua carreira à produção de conhecimento e à USP, tornando-se Professor Emérito do ICB/USP, em 2004. Era um pesquisador aclamado na área de Fisiologia e Biofísica do rim, particularmente em transporte de íons pelo epitélio tubular renal, incluindo acidificação urinária e regulação da atividade iônica celular.

Possui mais de 144 trabalhos completos publicados em revistas internacionais, 2 livros, 15 capítulos de livro, e orientou dezenas de alunos e recebeu inúmeros auxílios de Pesquisa.

Entre as principais atividades administrativas exercidas bem como relacionadas ao ensino e pesquisa, destacam-se a Diretor do ICB/USP e do Instituto de Estudos Avançados – IEA/USP; Vice-Presidente da ADUSP; Secretário Geral da Associação Latino-Americana de Ciências Fisiológicas; Presidência das Sociedades Brasileira de Biofísica e de Fisiologia; Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências; da Academia de Ciências da América Latina e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Além dessas atividades, o Prof. Malnic foi Presidente da FeSBE de 2003 a 2007.

Neste momento de pesar, a FeSBE se solidariza com os familiares, colegas, amigos, ex-alunos e compartilha o sentimento de luto.

Diretoria da FeSBE