FeSBE recomenda adoção do Guia ARRIVE

Durante os dias 29 e 30 de junho foi realizado na FMUSP o I Simpósio sobre Reprodutibilidade na Pesquisa Biomédica organizado pela FeSBE.

Tivemos a participação de duas pesquisadoras do NC3R (The National Centre for the Replacement, Refinement and Reduction of Animals in Research).

Ao final do simpósio ficou muito claro para todos os participantes que estamos diante de uma crise verdadeira na ciência e que o Brasil está atrasado nesta discussão. A FeSBE tem um papel importante em estimular este tema e propor encaminhamentos no sentido de contribuir para melhorar a ciência.

Desta forma, durante o evento foi oficializada a adoção do guia ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) produzido pelo NC3R. A proposta deste guia é servir como um checklist para a produção de teses e artigos e, desta forma, melhorar as informações que permitam sua reprodução por outros grupos de pesquisa.

A FeSBE sugere que cada sociedade federada oficialize a adoção do ARRIVE guidelines e organize uma atividade sobre o tema em seus encontros. Ficamos à disposição para participar dessas atividades durante os encontros.

Para mais informações, acesse o site https://www.nc3rs.org.uk

Diretoria FeSBE