Condições para Submissão de Resumos

Somente poderá encaminhar resumos, o autor que tenha pago a taxa de inscrição para a XIII Reunião Regional da FeSBE-2019.

Lembramos que a compensação bancária é concluída em até 03 dias úteis. Não deixe para fazer sua inscrição no último dia de submissão de resumos.

Para submeter um resumo, o autor tem que estar inscrito na XIII Reunião Regional da FeSBE.

O deadline para o envio do Resumo é até o dia 15/04/2019 28/04/2019

A inscrição do resumo não será homologada sem o pagamento da taxa de inscrição (veja instruções: “INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO”).

Cada inscrição permite o envio de, no máximo, 2 trabalhos, nos quais o pesquisador deverá ser obrigatoriamente o primeiro autor. Um único pesquisador poderá ser co-autor de mais de 2 trabalhos desde que esses resumos tenham sido inscritos sob o nome de outros autores como primeiro autor.

 

Áreas para Envio de Resumos

Ao submeter seu resumo é obrigatório escolher uma das áreas abaixo:

1. Biologia Celular e Molecular
2. Biologia Cardiovascular
3. Biologia Respiratória
4. Biologia Renal
5. Biologia do Sistema Endócrino e Reprodutor
6. Neurociências
7. Biologia do Exercício Físico
8. Biologia do Sistema Digestório, Nutrição e Metabolismo
9. Fisiologia Animal
10. Farmacologia, Toxicologia, Produtos Naturais e Química Medicinal
11. Imunologia
12. Ecologia e Meio Ambiente
13. Nanotecnologia, Biotecnologia, Biociências Nucleares e Terapias Avançadas
14. Ciências de Animais de Laboratório
15. Metodologias de Ensino
16. Modelos Alternativos para Experimentação

 

Instruções para Preparação de Resumo

Formato do Resumo:

  • Resumos poderão ser submetidos em português ou inglês. Entretanto, resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados.
  • O resumo deve conter título, seguido pelos nomes dos autores, identificação do Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado.
  • Para garantir que o seu nome seja citado de maneira uniforme, o autor deve padronizar seu nome e sobrenome em todos os resumos em que for autor ou co-autor.
  • O resumo deverá conter número máximo de caracteres de 3500 (incluindo os espaços).
  • O resumo deve conter: introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões.
  • O resumo deverá conter informações relevantes para o trabalho, como idade e gênero no caso de experimentos com humanos e espécie, idade, peso e gênero no caso do uso de animais de laboratório.
  • Os resultados quantitativos não serão aceitos sem os valores numéricos (e.g.: número de amostras, média e erro padrão; porcentagem do controle, etc…).
  • As citações de referências bibliográficas devem ser mantidas em um número mínimo e, caso necessário, mencionar: nome do periódico abreviado, volume, página inicial, ano (e.g.: Res. 472:24,1992).
  • Quando os experimentos que compõem o resumo envolverem animais ou seres humanos deve-se, obrigatoriamente, adicionar o código da aprovação (protocolo/ processo/ número) e anexa o documento do Comitê de Ética.
  • Caso não seja anexado o documento do Comitê de Ética Experimental da Instituição é obrigatório incluir justificativa para a ausência do mesmo no final do resumo.

 

Modelo

Título: INCREASED OGA ACTIVITY DECREASES VASCULAR PROTEINS….. 1Yoshioka, W.M.*, 2 Yoshizato, C., Departamento da FeSBE – ICB- USP,   2 Departamento de Farmacologia– FMRP-USP.

Introdução: Apresentar os fundamentos para o desenvolvimento do estudo. Caso sejam feitas citações bibliográficas siga o exemplo: Proc. Natl. Acad. Sci. USA 82; 2049, 1986.

Objetivos: Devem ser relacionados os objetivos para execução do trabalho.

Métodos: Número da aprovação do presente projeto (protocolo/processo) no comitê de ética em experimentação animal ou humana. Não esqueça de mencionar o tamanho da amostra Esta seção deve conter um breve resumo dos métodos utilizados, incluindo análise estatística.

Resultados: Não esqueça de adicionar valores (numéricos médias ± desvio padrão, erro padrão, etc) e suas unidades de medida.

Conclusão: O Resumo deve ser finalizado com uma conclusão, que deve estar necessariamente embasada nos resultados apresentados.

Apoio Financeiro: CNPq, Capes, FAPESP

 

Instruções para Confecção dos Painéis

O pôster deve ser semelhante ao resumo. Em particular, o título, os autores e o conteúdo científico devem ser idênticos.
Dimensão: A dimensão do painel será de 1 m de altura por 0,96 m de largura.
Título: O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo e ser escrito em letras maiúsculas que permitam sua leitura a 3 m de distância (sugere-se fonte Arial tamanho 70 ou maior).
Abaixo do título, com letras menores (sugere-se fonte Arial tamanho 60), devem aparecer os nomes dos autores, do laboratório, do departamento, da instituição, da cidade e do estado. O nome do autor que apresentará o trabalho deverá estar sublinhado.
Corpo do painel: Deve ser feito de preferência com o mínimo possível de texto (sugere-se fonte Arial tamanho 20) e o máximo possível de ilustrações (figuras, diagramas e tabelas).