Os Biólogos e seu Conselhos Regionais – Nota da Diretoria

Nota da Diretoria

Sob consulta, a Diretoria da FeSBE decide manifestar-se sobre a titulação do biólogo e sobre a obrigatoriedade de filiação aos Conselho Regional de Biologia.

É nossa opinião que quem forma e titula/diploma são as Instituições de Ensino Superior (IES) devidamente reconhecidas por meio de seus cursos devidamente credenciados. Um diploma emitido nestas circunstâncias tem validade em todo o território nacional. O mesmo se dá com os títulos de Mestre e Doutor emitidos por IES igualmente constituídas.

A filiação aos conselhos deve ser voluntária e de opção única dos profissionais formados, que buscam em seus conselhos o reconhecimento de suas habilitações (aquelas outorgadas pelo seus diplomas e aquelas obtidas em cursos de treinamento específicos, em particular aquelas listadas como habilidades do profissional).

No caso do biólogo, em particular, a amplitude potencial de suas áreas de atuação é enorme, mas a leniência dos profissionais e dos próprios conselhos regionais têm cedido espaço a outras profissões. Isso aconteceu claramente com a criação dos conselhos de biomedicina e deverá acontecer em futuro não muito distante para os profissionais formados em cursos de biotecnologia.

Por fim, opinamos que um conselho mais ativo, envolvido na inserção dos seus membros e no delineamento do que é particular à profissão, certamente atrairia mais profissionais, independentemente da necessidade e/ou obrigatoriedade de filiação.

São Paulo, 09 de junho de 2021.

Hernandes F Carvalho
Presidente da FeSBE