Presidente da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), Professor Hernandes F. Carvalho, da Universidade Estadual de Campinas, envia carta ao Ministro Gilberto Kassab, reiterando a importância da liberação dos recursos do Edital Universal para o financiamento da ciência nacional. Confira a íntegra da carta.
Gilberto Kassab
Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações
MCTIC – Brasilia DF
Excelentíssimo Senhor Ministro,
Na primeira metade do mês de dezembro de 2017, dirigimo-nos à V. Sa. para apontar a importância do chamado Edital Universal do CNPq no sistema de financiamento à pesquisa no país.
Voltamos agora para reforçar nosso primeiro contato, esclarecendo:
1) O Edital Universal é o mais tradicional e abrangente sistema de financiamento à pesquisa científica no país, atendendo cerca de 5 mil projetos de pesquisa em todo território nacional.
2) A falta de pagamento ou preservação da periodicidade dos editais prejudica, principalmente, jovens pesquisadores e aqueles de regiões menos favorecidas, onde o financiamento à ciência tem impacto mais imediato no desenvolvimento local e regional.
3) Os projetos incluem bolsas de Iniciação científica e de apoio técnico. A falta de Edital ou sua descontinuidade interrompe as bolsas com grande prejuízo para os laboratórios e a formação de novos pesquisadores.
4) 200 milhões de reais para 5 mil projetos é valor irrisório para desenvolvimento de pesquisa de qualidade. Além disso, acreditamos que esse valor precisa ser aumentado. Seriam ideais 400 milhões anuais para projetos de dois anos (média de 40.000/projeto/ano).
5) Dos 200 milhões aprovados no Edital de 2016, só foram pagos 50 milhões (por parte do CNPq) e 65 milhões (por parte da Finep/FNDCT). Faltam 85 milhões da Finep/FNDCT para liquidar os compromissos assumidos, inclusive o pagamento das bolsas de IC e de apoio técnico.
6) O Edital 2018 já deveria ter sido anunciado.
Acreditando no seu comprometimento com a ciência brasileira, solicitamos seu empenho para garantir que os compromissos assumidos sejam cumpridos pela Finep-FNDCT e que um novo Edital Universal seja lançado para implementação ainda em 2018.
Agradecemos antecipadamente a atenção e colaboração,
Atenciosamente,
Hernandes F Carvalho
FeSBE – Presidente